Cronograma de um noivado: um prático passo a passo
- Marcos Ferreira
- 24 de mar. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de jun. de 2019
Tem coisa melhor do que planejar uma festa? Fazer listas do que precisamos, o que não pode faltar e quem iremos chamar é uma delícia. Por isso, vamos te animar ainda mais com dicas para que sua festa de noivado seja mais que especial.

Quando decidem dar o passo e começam a ir em busca do vestido de noiva e traje de noivo ideais, a vontade de contar para todos é grande, não existe nada mais empolgante do que anunciar o noivado aos amigos e familiares. Todos ficam com o mesmo friozinho na barriga que os noivos e juntos começam a contar os dias, antes mesmo da chegada dos convites de casamento, afinal, o casamento representa o amor que um casal sente e isso inspira qualquer pessoa. Para os mais ansiosos, já que o grande dia provavelmente será daqui meses, lembrem-se de que existem os eventos pré-casamento, e o primeiro deles é a festa de noivado. Já começou a pesquisar a decoração de casamento e havia se esquecido que o noivado que vem muito antes? Preparamos um pequeno cronograma, prático e simples para você planejar esse dia da melhor maneira possível. Anote tudo e se prepare, porque dizer ao mundo que vocês vão se casar é realmente demais!
Primeiros passos
• Horário: O horário influencia o estilo da comemoração e até mesmo o que será servido aos convidados. Por isso, se for pela manhã pode optar por algo mais informal, se for na hora do almoço, por pratos um pouco mais elaborados e mais formalidade durante um jantar.
• Como: Vocês querem algo mais simples? Mais íntimo? Será em um restaurante? Na casa de vocês? Em um barzinho? Se vocês já decidiram o horário fica mais fácil escolher o local. Muitos noivos optam por seguir a mesma tendência da festa principal, ou seja, se optaram por um mini wedding, com decoração de casamento simples, o noivado também vai pelo mesmo caminho descontraído. Para as festas clássicas, noivos optam por noivados seguindo as tradições e os costumes tradicionais.
• Quem chamar? Diferente do casamento, quando os noivos escolhem os modelos de convites de casamento se baseando em uma lista extensa, anunciar o noivado é algo bem mais íntimo. Normalmente o casal escolhe apenas aquelas pessoas mais especiais, como os melhores amigos e a família. Claro que cada um faz o noivado que desejar, mas você não precisa fazer um mini-casamento para isso. Pense nas pessoas que são especiais e faça o convite.
Comunicação
Depois de vocês resolverem o horário, local e como será o estilo da comemoração, é fundamental avisar os convidados com antecedência. O convite pode ser formal ou informal, tudo depende de como vocês querem anunciar essa novidade. Às vezes, fazer um suspense é legal, algo do tipo: “queremos fazer uma comemoração” ou “precisamos contar uma novidade”. Ou apenas convidá-los para sair e contar a surpresa durante o jantar. Se quiserem omitir os detalhes não tem problema, mas devem ter a certeza de quem irá. Já aconteceu de casais não anunciarem nada, apenas convidarem amigos e familiares para um jantar, e como seria “só” mais um jantar, muitos acabaram não indo. Por isso, confirmem quem vai e quem não e tente encontrar a melhor data para todos.
Decoração
Vocês podem decorar o espaço, a casa e até a mesa do restaurante com pequenos mimos do casal. Uma foto no porta retrato ou algumas pétalas de rosas vermelhas sobre a mesa. Qualquer coisa para dar um clima e aumentar ainda mais a curiosidade dos convidados, ou apenas para dar charme ao evento. Se já decidiram como será o estilo do grande dia, com uma decoração de casamento rústica ou decoração clássica, podem seguir a mesma linha e irem construindo o conceito do dia C desde o noivado.
Pequeno roteirinho mental
Vocês precisam decidir a hora de “anunciar” ou oficializar o momento. Então, juntos, montem um roteirinho mental de como será o almoço ou o jantar. O que acontecerá no início, no meio e como acabará a celebração. Às vezes vocês podem se envolver tanto com os amigos e, de repente, percebem que já está tarde e vocês não pronunciaram nada. Imagina? Perceberam que ficou tarde e alguns foram embora, aí o clima também passou. Por isso, planejem qual o momento perfeito para anunciar essa união.
Gastos e mais gastos
Daqui pra frente vocês terão muitos gastos com o casamento. Então cuidado com a preparação dos eventos pré casamento, tentem gastar o menos possível se o seu orçamento for apertado e já estiver no limite. Podem chamar os amigos e cada um leva um prato ou uma sobremesa, outros levam bebidas. Ou, se optarem por um restaurante, cada um paga o que consumir, essas são maneiras de realizar esses eventos sem desembolsar grandes valores. Acreditem, já é muito prazeroso para seus convidados saberem que seus melhores amigos estão dando um novo e tão importante passo na vida. Se vocês fizerem questão de preparar tudo, não pensem em quantidade, mas sim em qualidade. Faça um pequeno coquetel, com finger foods ou frios e bebidas.
Agradecendo, sempre!
Nunca se esqueçam de, antes de oficializarem o noivado, agradecerem a presença de todos que estão ali com vocês, e o quanto essas pessoas são especiais. Um brinde onde anunciam a união com frases curtas de amor e o agradecimento à presença de cada um arrancará suspiros dos convidados e irá dar um gostinho do romantismo que estará presente no dia C.
O mais importante é que, ao revelar a notícia, transmitam toda a alegria que estão sentindo. Nada mais lindo do que ver o brilho nos olhos do casal e ver que realmente estão seguindo o que seus corações desejam. E se vocês já anunciaram o noivado, não percam tempo, já começou a corrida contra o relógio e devem começar as decisões desde o buquê de flores que a noiva irá usar, até a escolha das lembrancinhas de casamento que os convidados levarão para casa.
コメント